quarta-feira, 17 de novembro de 2010

HEMORRAGIA/ HEMORRAGIA POR REXE/ HEMORRAGIA POR DIADEPESE

HEMORRAGIA

Hemorragia ou sangramento é a saida do sangue do espaço vascular para fora o compartimento extravascular ou para fora do organismo. Vista desse modo, a hemorragia pode ser interna ou externa e recebe nomes particulares segundo sua localização . Sangramento pode ocorrrer com ou sem solução de continuidade do vaso.



HEMORRAGIA POR REXE

É o sangramento que ocorre por ruptura da parede vascular ou do coração, com saida do sangue em jato. As principais causas são traumatismo, enfraquecimento da parede celular, que pode ocorrer por lesão do próprio vaso, ou nas suas adjacências, como na tuberculose que atingi a parede de vasos, na destruição de vasos no fundo de úlcera  péptica ou na invasão da parede vascular por neoplasias malignas. Aumento da pressão sanguinea, como acontece em crises hipertensivas.



HEMORRAGIA POR DIADEPESE

É a que se manifesta sem aperente solução de continuidade da parede do vaso e na qual as hemáceas saem de capilares ou vênulas individualmente entre as células endoteliais, com afrouxamento da membrana basal. Por isso mesmo , quase sempre não se encontra lesões vasculares á microscopia de luz. Ao exame ultra-estrutural, observam-se alterações nas células endoteliais ou na membrana basal. 

É uma tendencia aumentada da hemorragia numa grande variedade de disfunções.
  • Sangramento excessivo
  • Fragilidade aumentada dos vasos
  • Deficiência das plaquetas
  • Transtorno da coagulação




REFERÊNCIA:
Robbins &  Cotran
Bases Patológicas das doenças
Patologia

3 comentários: